

Elas fazem emergir formas de expressão cultural, seja do grupo ou artista, seja propiciando e criando canais para o público se expressar.Īproveitando de características do próprio espaço urbano, há também possibilidades desses trabalhos estarem disponíveis a um número maior de pessoas, que não buscam necessariamente fruição artística, por não estarem em locais destinados à instalação e sim no local de passagem de seu cotidiano. Aqui são consideradas intervenções sonoras aquelas que alteram, ou estimulam a alteração, do entorno sonoro cotidiano preexistente. Seja através de dispositivos móveis, sistemas de interação ou mesmo relocações sonoras através da reprodução, essas formas de intervenção agregam informações ou atribuem outras formas de expressão musical e artística. Diferentes metodologias e modos de intervir sonoramente no espaço urbano são possibilitadas. O uso de meios digitais associados ao contexto das variadas artes sonoras, difíceis de determinar dentre as variadas categorias existentes, fortalecem as possibilidades de intervenções sonoras em espaços urbanos. Sob esse ponto de vista, criam-se condições para emergir outros modos de escuta, comunicação, bem como diferentes possibilidades de expressões e práticas sonoras. Além disso, possibilitam criação, geração e síntese de sons que não pertencem a determinado espaço físico e concreto.Ĭriação, simulação, síntese, edição, mixagem, dentre outros processos, possibilitam criação de espaços sonoros virtuais, instância virtual que se relaciona intrinsecamente com o espaço concreto. Interfaces sonoras possibilitam que determinado som não esteja mais contido em determinado espaço-tempo, podendo transcender o entorno sonoro acústico, não mediado. Seja através de uma escuta individualizada, através de fones de ouvido a fim de ouvir determinada música, ou através de escuta coletiva, essas janelas possibilitam outros olhares sobre o entorno em que se está. Essas janelas fazem emergir aspectos que antes podem não ser perceptíveis, possibilitando o ouvinte a ver através dessa parede. Se o som do cotidiano urbano for considerado uma parede sonora, na qual os elementos do entorno sonoro acústico se acumulam em quantidade e volume de maneira intensa, colocando a perspectiva sonora em detrimento, as interfaces sonoras podem criar janelas. Palavras-chave: interfaces sonoras meios digitais som arte pública. O texto é parte de uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Dessa maneira, tendo como exemplo tais intervenções, procura-se discutir o uso do som mediado por interfaces sonoras como um meio de expressão, que podem agregar outros significados a esse espaço. O presente texto visa realizar um breve panorama de intervenções sonoras que fazem emergir elementos não tão perceptíveis do espaço, muitas vezes relacionados à sua história, fluxo ou significação. digital media of audiovisual production and exhibition and the expressivity.a real and virtual game to change the world now.trans(formations) – the collaborative process of the contato festival.os meios digitais de produção e exibição audiovisuais e a expressividade.jogo real e virtual para mudar o mundo já.trans(formações) - o processo colaborativo do festival contato.photography as instrument of urban observation.body and performance in the era of virtual communication.

a fotografia como instrumento de observação urbana.cuerpo y performance en la era de las comunicaciones virtuales.gambiólogos: of digital, of analogical and of cultural elements.gambiólogos: do digital, do analógico e de elementos da cultura.#6 /home/customer/require('/home/customer/. #5 /home/customer/require_once('/home/customer/.') #4 /home/customer/include('/home/customer/.') #2 /home/customer/locate_template(Array, true, true, Array) #1 /home/customer/load_template('/home/customer/.', true, Array) Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function qtrans_generateLanguageSelectCode() in /home/customer/Stack trace:
